Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Prefeitura de Bertioga apresenta ações voltadas ao fortalecimento da Atenção Básica, capacitação dos profissionais da área, informatização e integração dos diversos setores da Saúde. O objetivo é melhorar os serviços ofertados à população, investindo principalmente na prevenção. Para isso, também serão realizados Mutirões de Saúde no mês de maio.
Além disso, o Município, por meio de ações da Secretaria de Saúde, teve um aumento de R$ 3 milhões no valor repassado pelo Governo Federal para a média e alta complexidade. Eram R$ 2,7 milhões, agora, serão 5,7 milhões por ano. O valor do repasse já foi aprovado (na esfera Regional e Estadual) e aguarda liberação do Ministério da Saúde.
Com esse acréscimo superior a 100% no valor do repasse, haverá melhor equilíbrio no custeio do serviço hospitalar. O Pronto Socorro de Bertioga é o único equipamento para urgência e emergência num raio de 45 km, e sendo o Município uma cidade de veraneio, sofre com as demandas de acidentes e agravos para uma população flutuante que varia de 20 a 150 mil pessoas.
Entre as medidas implantadas no último mês, houve reestruturação do Núcleo de Regulação, responsável pelo encaminhamento e agendamento de consultas especializadas, exames e procedimentos médicos. Agora, este serviço conta com o apoio de dois médicos, que avaliam as prioridades, o que torna mais eficiente o processo de encaminhamento dos pacientes, de acordo com a urgência de cada caso.

Informatização

A Prefeitura está ampliando o sistema informatizado da Rede Pública, com novos computadores nas UBSs e diversos outros setores da Saúde. Também está sendo instalado um programa específico (Focus), permitindo que os diversos setores interajam com informações dos pacientes, por meio desse mesmo recurso.

Hoje, cada posto de Saúde conta com um computador, em alguns casos, dois. A intenção no curto prazo é que cada Unidade de Saúde tenha três destes equipamentos disponíveis, além de pessoal treinado para usar o sistema do Focus (ele já existia, mas estava operando em menos de 30% da Secretaria). Este processo está na fase inicial. A expectativa é que esteja em pleno funcionamento no segundo semestre do ano, tanto para o Pronto Atendimento, o Hospital, Unidades Básicas, quanto para o serviço móvel do Resgate.

Educação Continuada

Outra ação voltada à prevenção são os cursos. Há alguns dias houve o treinamento de agentes comunitários, com orientações sobre abordagem nas residências, acolhimento e detecção das vulnerabilidades no núcleo familiar: verificação das carteirinhas de vacinação das crianças e idosos, ainda, cuidados com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A tuberculose também foi motivo de curso recente para as equipes da Saúde.

Além disso, estão sendo realizadas aulas de capacitação para a equipe de enfermagem, com foco nos cuidados e atenção com as gestantes e os recém-nascidos. O objetivo é a redução da taxa de mortalidade e melhorar a adesão e cumprimento de todo o calendário de exames e consultas do pré-natal pelas grávidas.

Unidades de Saúde e Farmácia

O horário de entrega de medicamentos foi ampliado nas UBSs e na Farmácia. Agora, o atendimento é das 8 às 16 horas sem intervalo. O objetivo é melhorar o acesso aos pacientes.

Sala de contenção

Ainda entre as medidas de prevenção, está a criação da Sala de Contenção, de combate às doenças arboviroses (dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela). Este espaço funciona na Diretoria de Vigilância e está ativo há algumas semanas. Além das ações de prevenção, a Sala de Contenção reúne recursos de outras Secretarias para casos de emergências, como epidemias. Ela é acionada em caso de crise para respostas rápidas e eficientes, simultaneamente, de diversos setores da prefeitura.

Zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também tem realizado diversas ações, como o Mutirão de Castração. Agora, o CCZ está implementando o programa Bem Estar Animal.
Mutirões de Saúde
Em maio, serão realizados Mutirões de Saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde da Cidade. Esta ação começa no dia 06, das 8 às 17 horas, no posto do bairro Jardim Vicente de Carvalho, na sequência, estará no Indaiá, Boraceia, Maitinga e Vista Linda, sempre aos sábados. A demanda é livre, ou seja, sem necessidade de agendamento.
Nos Mutirões serão realizados exames preventivos (Papanicolau), atendimento de odontologia, teste de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), vacinação, aferição da pressão e teste de glicemia, além de medição das crianças do Bolsa Família.

           

Comente a Notícia!

Seu nome:

Seu e-mail: (não divulgaremos o seu e-mail)

Seu comentário:


Comentários

Ainda não existem comentários para esta notícia.